banner01

Consulta por Telemedicina é mais "fria"? Confira mitos e verdades sobre essa nova modalidade de saúde

Médica sorrindo para uma tela de computador

Até 2 anos atrás a telemedicina parecia algo vindo de um filme de ficção científica, muito longe da nossa realidade e gerava debates acalorados nas sociedades médicas, mercado e sociedade. Afinal, como seria possível passar por uma consulta médica à distância?

Porém, o que ninguém imaginava era que no início de 2020 o mundo seria sacudido por uma pandemia sem precedentes que acelerou diversas tendências que estavam engatinhando, como a própria telemedicina e o home office.

Isso mudou o mercado de saúde no Brasil e no mundo e o nosso modo de consumir alguns serviços para sempre.

A Amparo Saúde foi pioneira ao combinar a Atenção Primária à Saúde, nosso modelo de saúde inovador que já é bem sucedido em outros países como Reino Unido e Canadá, com as facilidades das teleconsultas e telemedicina.

Nesse artigo do blog da Amparo Saúde falaremos mais sobre essas facilidades e derrubaremos alguns mitos que ainda impedem as pessoas de terem atendimento médico através de uma tela.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Vantagens da telemedicina

A tela que nos une.

Em 2020, por conta da necessidade do distanciamento social para frear a disseminação do coronavírus, as consultas à distância com a ajuda de celulares, tablets e computadores passaram a ser incentivadas pela Organização Mundial da Saúde como um modo seguro de as pessoas terem atendimento médico.  Em setembro de 2020 o órgão, um dos mais respeitados do mundo, apoiou abertamente o uso da telemedicina. 

Em outras palavras, a telemedicina veio para ficar e para facilitar a sua vida com muitas vantagens:

  • Precisou, chamou: é realmente muito fácil ser atendido por telemedicina, pois você não precisa se deslocar para o consultório ou hospital para ser atendida(o).

Quem mora em grandes cidades sabe que, muitas vezes, passamos mais horas por dia em deslocamentos do que com a própria família. Agora já imaginou ter esse tempo de volta? Com a telemedicina é possível.

Não nos esqueçamos que, além do tempo, você também economiza dinheiro e energia. 

  • Praticidade: receitas, encaminhamentos para exames e prontuários são enviados de maneira segura por e-mail direto para você.

Já aconteceu de você sair de uma consulta cheia(o) de papéis e acabar perdendo algum deles? Com o atendimento por telemedicina o profissional de saúde te envia a receita por e-mail, WhatsApp ou sms de maneira rápida e segura.

E não precisa se preocupar! Os seus dados e o seu histórico de saúde são tratados com o máximo sigilo. A Amparo Saúde segue as principais leis e normas sobre a segurança da informação para proteger os dados pessoais e de saúde das(os) pacientes.

  • Orientações rápidas: o dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido e temos pouco tempo a perder. Por isso, o cuidado com a saúde precisa ser facilitado para que mais pessoas consigam passar com um médico de família.

Por meio da telemedicina, você pode ter um médico disponível para aquelas dúvidas ou situações do dia a dia, como dores de cabeça, mal-estar repentino e crises de ansiedade.

  • Acompanhamento: pessoas que sofrem de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, precisam de acompanhamento multidisciplinar constante e as consultas à distância facilitam a proximidade com profissionais de saúde, como psicólogas(os), nutricionistas e enfermeiras(os).

Parece contraditório, mas é verdade. A telemedicina facilita tanto o acesso ao atendimento de saúde que isso aproxima médicos e pacientes.

Mitos ou verdades sobre telemedicina

Toda novidade causa dúvidas e alguns receios. Por isso, para te ajudar a perceber que a telemedicina é a solução para a sua saúde, vamos esclarecer alguns mitos.

  • Apenas necessidades de saúde muito simples podem ser resolvidas por telemedicina

Mito! O atendimento médico à distância não serve apenas para necessidades de saúde repentinas. Também é possível fazer acompanhamento de doenças crônicas, prevenção, tratamentos, além de consultas com nutricionistas e psicólogas(os).  Caso seja necessário um exame mais minucioso, o profissional encaminhará o paciente para uma consulta presencial.

  • Teleconsultas são mais seguras

Verdade! Em tempos de distanciamento social, quanto mais tempo ficarmos em casa, melhor. Ser atendida(o) por telemedicina evita que você se exponha ao vírus e aglomerações no transporte público, trânsito, elevadores e hospitais.

Essa segurança é fundamental e faz a diferença na proteção de pessoas idosas e grupos de risco, diminuindo as chances de contrair a Covid-19.

  • Consultas por telemedicina são mais “frias”

Mito! O contato entre o profissional de saúde e a(o) paciente continuam com o mesmo padrão de uma consulta presencial. Na Amparo Saúde, nossas(os) médicas(os), enfermeiras(o) e técnicas(os) de enfermagem passam por um treinamento pensado para encantar o paciente antes, após e durante a teleconsulta.

  • Ser atendido à distância é complexo e difícil

Mito! É muito fácil ter atendimento médico, por meio de teleconsultas. Na Amparo Saúde, os atendimentos são feitos pelo Meu Amparo, nossa plataforma de telemedicina própria, ou via WhatsApp. 

Além disso, as(os) pacientes recebem orientação do passo a passo para acessar a plataforma, que é muito intuitiva, simples e fácil de usar.

Ainda está em dúvida? Fale com a gente!

Na Amparo Saúde você tem um time de saúde no conforto e segurança da sua casa. É muito simples! Basta ter um celular, tablet ou computador para receber um atendimento de saúde com o mesmo cuidado e olho no olho de uma consulta presencial.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Não vá embora ainda! Continue no Blog da Amparo Saúde. Veja outros conteúdos sobre saúde que separamos para você.

Depressão tem tratamento. Saiba mais sobre essa doença. 

Infarto: entenda os sinais que seu corpo dá antes de um ataque cardíaco. Clique aqui.

Teste de gravidez caseiro funciona? Confira essa e outras dúvidas. Clique aqui.

AIDS/HIV: O que é PrEP e porque ela salva milhares de vidas. Clique aqui.