banner01

Teste de gravidez caseiro funciona?  Confira essa e outras dúvidas

Mulher grávida sorrindo

O momento do teste de gravidez é sempre marcado por expectativa e ansiedade, seja durante os minutos necessários para o resultado no teste de urina ou as horas de espera do exame de sangue.

Por isso, além de um acompanhamento médico, é importante que haja clareza sobre como realizá-lo. Assim, a paciente fica mais segura dos resultados. Mas vamos começar do início. 

Quando devo realizar o teste?

O ideal é que a mulher espere quatro dias de atraso menstrual para realizar o teste de farmácia. Anteriormente a isso, o resultado pode ser inconclusivo, ou  resultar um falso negativo.

Além do atraso menstrual, geralmente perceptível para mulheres que possuem o ciclo regulado, sensibilidade nas mamas, urgência urinária e corrimento rosado são fatores que podem indicar gravidez. Normalmente, aparecem logo nas primeiras semanas de gestação. Nesses casos, também é recomendada a realização do teste.

Já sintomas como cansaço e sono excessivo, enjoos, variações de humor e desejos tendem a surgir após o primeiro mês de gravidez. Mas lembrando que cada corpo é diferente e, por isso, os efeitos gestacionais também.

Como funciona o teste de gravidez?

Tanto os testes de farmácia quanto o exame de sangue detectam a presença do hormônio beta-HCG, presente em gestantes, e, assim, confirmam ou não a gravidez. Os possíveis falsos negativos dos testes de farmácia normalmente são consequência dos ainda baixos níveis de beta-HCG no sangue, característicos dos primeiros dias da gestação.

Os laboratórios normalmente atribuem de 95 a 99% de eficácia ao teste de farmácia. Mas alguns cuidados, como fazer no dia certo, verificar o prazo de validade e seguir o passo a passo indicado na bula, são imprescindíveis para obter resultados mais confiáveis.

Fazer o teste na primeira urina do dia também é recomendado, pois ela pode conter uma concentração maior de HCG.

Teste de gravidez caseiro funciona?

É importante lembrar que esses dados não funcionam para testes caseiros. Há milhares de receitas na internet usando, por exemplo, cloro, água sanitária ou a fervura da urina para identificar a gravidez.

Mas todas não passam de crenças populares e não podem ser consideradas confiáveis, pois não há qualquer tipo de comprovação ou lógica científica. Os testes de gravidez comprovados cientificamente são os testes de sangue e de urina.

Onde fazer teste de gravidez

Dentre os tipos de teste, o que é feito via exame de sangue é o mais seguro. A taxa de acerto é próxima de 100% quando a mulher já está com pelo menos 1 dia de atraso menstrual.  Por isso, é indicado que ele seja feito mesmo após o resultado positivo do teste de urina. 

A Amparo disponibiliza o exame em todas as suas 10 unidades de atendimento. É essencial que o teste seja realizado em um laboratório de confiança e, de preferência, indicado por um médico. 

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

A importância do acompanhamento médico e da coordenação do cuidado em todas as fases da vida

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o acolhimento e acompanhamento de um profissional é essencial mesmo antes da gravidez. Na Amparo, o paciente é atendido por um Médico de Família e uma equipe de enfermagem, que oferece assistência integral à saúde da mulher durante todas as fases de sua vida - desde a orientação sexual, no início da adolescência, até o planejamento familiar, anos mais tarde.

O médico de família é um profissional com propriedade para resolver demandas de ginecologia e obstetrícia, pediatria e pré-natal.

A realização dessas medidas representa papel fundamental na prevenção  e na detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e um bom desenvolvimento gestacional para a futura mamãe. 

Ter um médico de família e uma equipe de enfermagem dedicados em conhecer todo o seu histórico de saúde e, assim, oferecer um cuidado personalizado, presencial e à distância garante segurança um vínculo maior entre a paciente e os profissionais. 

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Fontes

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/02/01/quando-fazer-o-teste-de-gravidez-ele-pode-falhar-tire-suas-duvidas.htm#:~:text=D%C3%A1%20para%20saber%20se%20a,um%20dia%20de%20atraso%20menstrual

https://www.procriar.com.br/blogprocriar/testes-de-gravidez-caseiros-posso-confiar-neles/