banner01

Resfriado e gripe não são a mesma doença: entenda a diferença e como preveni-las

Mulher espirrando com um lenço no rosto

O resfriado comum é uma doença infecciosa viral causada, geralmente, por um rinovírus, que afeta o sistema respiratório superior, ou seja, garganta, faringe e nariz, principalmente. É a doença infecciosa mais comum entre os humanos e, muitas vezes, é confundida com a gripe.

Todo mundo já teve resfriado alguma vez na vida e os sintomas são bastante incômodos. Neste artigo do Blog falaremos melhor sobre essa doença e as melhores maneiras de preveni-la de acordo com a ciência.

Gripe e resfriado são a mesma coisa? 

Não, a gripe é causada pelo vírus Influenza e é mais grave que um resfriado. Apesar de terem sintomas parecidos,  a pessoa com gripe possui sintomas mais intensos, que aparecem repentinamente e têm uma duração maior. Por exemplo, a gripe causa febre alta (38º), enquanto o resfriado, na maioria dos casos, não causa febre. (No máximo uma febre baixa). 

Muitos tipos de vírus podem causar resfriados, e o corpo humano nunca pode desenvolver resistência a todos eles. É por isso que os resfriados são tão comuns e frequentemente retornam.

De acordo com os Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, os adultos têm, em média ,de 2 a 3 resfriados por ano, sendo que geralmente duram cerca de 7 a 10 dias. Já a gripe, segundo o Ministério da Saúde do Brasil, ocorre com menos frequência atingindo uma pessoa uma vez em alguns anos. 

Assim como em outras doenças respiratórias virais, os resfriados se espalham por meio de gotículas aerossóis no ar e em superfícies, como maçanetas.

Quando uma pessoa tem um vírus do resfriado, seu sistema imunológico tenta combatê-lo, o que causa os sintomas que reconhecemos como resfriado.

Na grande maioria dos casos, estes sintomas são:

  • Dor de garganta
  • Tosse
  • Espirros
  • Nariz congestionado ou coriza
  • Dor de cabeça

Raramente, outros sintomas mais intensos como dores musculares, fadiga, tremores e perda de apetite também podem se manifestar.

Leia também: Consulta por Telemedicina é mais "fria"? Confira mitos e verdades sobre essa nova modalidade de saúde. 

Um resfriado geralmente não é grave, e geralmente desaparece após 7 a 10 dias. Às vezes, no entanto, podem ocorrer complicações, principalmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou com alguma doença pré-existente, como asma ou enfisema pulmonar. Dentre essas complicações, pneumonia, bronquite aguda, otite média e faringite são as mais observadas.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Como prevenir um resfriado

Como tantos vírus podem causar resfriados, é difícil desenvolver uma vacina. Porém, as pessoas podem tomar precauções que ajudam a prevenir a doença:

  • Evite contato próximo com quem está resfriado ou com sintomas de doenças respiratórias como espirros, tosse e coriza.
  • Siga uma alimentação saudável e variada com muitas frutas e vegetais frescos. Essa precaução te ajuda a ter mais saúde como um todo e prevenir muitas doenças, além do resfriado, além de deixar o seu organismo mais forte para combatê-las, caso você se contamine.
  • Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir, usando um lenço descartável. Se não houver lenço disponível, tussa ou espirre na manga superior da camisa, cobrindo o nariz e a boca completamente.
  • Lave sempre as mãos com água e sabão em água corrente. Se possível, use álcool em gel.
  • Não compartilhe objetos pessoais: deve-se evitar o compartilhamento de lenços, toalhas, copos e talheres 
  • Mantenha os ambientes arejados com boa circulação de ar. 
  • Evite aglomerações, como reuniões com muitas pessoas e festas.

É importante dizer que essas dicas para prevenir resfriados são baseadas em evidências científicas e também servem para praticamente todas as doenças respiratórias causadas por vírus, incluindo a Covid-19. Ressaltamos isso, pois circulam na internet muitas soluções milagrosas para prevenir gripes e resfriados como veremos a seguir. 

Vitamina C previne o resfriado?

Apesar do senso comum, de postagens nas redes sociais e de existir um mercado de vitaminas e suplementos que indicam vitamina C para prevenir resfriados, a ciência mostra que os benefícios da substância na prevenção da doença são muito pequenos, segundo artigo da Harvard Medical School da Universidade de Harvard nos Estados Unidos. 

Como tratar um resfriado

Não existe cura para um resfriado. O ideal é tratar os sintomas para que a pessoa passe pelo tempo de duração do resfriado com menos desconforto. 

Algumas dicas são bastante úteis, como: 

  • Beba muitos líquidos para evitar a desidratação.
  • Descanse bastante.
  • Use medicamentos de venda livre para controlar a dor e o desconforto.
  • Faça inalação: isso pode ajudar a diminuir a congestão nasal
  • Faça gargarejo com água salgada para dor de garganta.

Muitas pessoas usam vários remédios naturais, principalmente chás, para tratar resfriados. Apesar de alguns proporcionarem alívio dos sintomas, como chá de limão com mel, nem todos eles têm evidências científicas que confirmam que são úteis.

Você procura atendimento de saúde apenas quando está doente?

Saiba que esse não é o melhor jeito de manter a sua saúde em dia. Para ter mais qualidade de vida e saúde a longo prazo, o ideal é manter uma relação de confiança, transparência e proximidade com uma médica(o) de família ou profissional de saúde de sua confiança. 

Na Amparo Saúde, nossos times de saúde formados por médicas(os) de família, enfermeiras(os) e auxiliares de enfermagem enxergam os pacientes como um todo para criar programas de saúde personalizados de acordo com a necessidade de cada um deles. Assim, garantimos mais saúde e bem-estar por toda a vida. 

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Não vá embora ainda! Continue no Blog da Amparo Saúde. Veja outros conteúdos sobre saúde que separamos para você.

 Depressão tem tratamento. Saiba mais sobre essa doença. 

 Infarto: entenda os sinais que seu corpo dá antes de um ataque cardíacoClique aqui.

 Teste de gravidez caseiro funciona? Confira essa e outras dúvidas. Clique aqui.

 AIDS/HIV: O que é PrEP e porque ela salva milhares de vidas. Clique aqui.

Site oficial Amparo Saúdehttps://amparosaude.com.br/