Doenças da Tireoide: saiba as principais causas e tratamento
O que é a tireoide
No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, foram registrados aproximadamente 625 mil novos casos de câncer em 2020, sendo o câncer de próstata o mais comum em homens, seguido do câncer de cólon e reto. Já nas mulheres o câncer de mama é o mais comum, seguido do também do câncer de cólon e reto.
Apesar de tão comum, o câncer ainda é envolto em tabus e carrega uma carga simbólica negativa muito grande, o que coloca um peso extra na pessoa que recebe o diagnóstico. Para alguns, ainda hoje, câncer é uma sentença de morte, apesar de ser cientificamente comprovado que, com o avanço das técnicas de diagnóstico precoce e tratamentos, as chances de cura aumentam ano após ano.
Em outras pessoas, é colocada uma imagem de “guerreiros” que “venceram o câncer”, o que pode ser um grande motivador para o tratamento mas também desumaniza o sofrimento, as dúvidas e ansiedades de quem está com a doença. “Eu não tenho o direito de ficar triste ou sentir raiva?” algumas pessoas podem perguntar.
Mas afinal, o que é o câncer e porque essa palavra causa tantas reações?
27 de novembro é o Dia Nacional do Câncer e hoje, o blog da Amparo Saúde te explicará tudo que você precisa saber sobre a doença.
De maneira simplificada o câncer é uma doença que pode atingir qualquer lugar do corpo humano, na qual algumas das células do corpo crescem de forma descontrolada e se espalham para outras partes do corpo. Essa doença pode atingir todas as pessoas, apesar de alguns tipos de câncer serem mais comuns conforme a idade avança.
Normalmente, as células humanas crescem e se multiplicam (por meio de um processo chamado divisão celular ) para formar novas células conforme o corpo precisa delas. Quando as células envelhecem ou ficam danificadas, elas morrem e novas células tomam seu lugar. Esse é o ciclo natural.
Porém, às vezes, esse processo ordenado é interrompido e células anormais ou danificadas crescem e se multiplicam quando não deveriam. Essas células podem formar tumores, que são pedaços de tecido e podem ser cancerosos ou não cancerosos ( benignos ).
Veja também: Consulta por telemedicina é mais "fria"? Clique aqui e entenda melhor.
Os tumores cancerosos, também chamados de tumores malignos, se espalham ou invadem os tecidos próximos e podem viajar para lugares distantes do corpo para formar novos tumores, um processo conhecido como metástase. Muitos cânceres formam tumores sólidos, mas os cânceres do sangue, como as leucemias , geralmente não.
Por outro lado, os tumores benignos, não se espalham ou invadem os tecidos próximos e, quando removidos, geralmente, não voltam a crescer, ao contrário dos maligno, que, às vezes, voltam a crescer. Alguns tumores benignos podem ser bem grandes e causar sintomas graves ou serem fatais, como tumores benignos no cérebro.
Diferenças entre células cancerosas e células normais
As células cancerosas diferem das células normais de várias maneiras. Listamos, a seguir algumas dessas maneiras:
Como o câncer se desenvolve?
O câncer é causado por certas mudanças nos genes, as unidades físicas básicas do nosso DNA. Os genes são organizados em longas fitas de DNA fortemente compactadas chamadas cromossomos.
O câncer é uma doença genética, ou seja, é causado por mudanças nos genes que controlam a maneira como nossas células funcionam, especialmente como elas crescem e se dividem.
Mudanças genéticas que causam câncer podem ocorrer por inúmeros motivos, como:
Essa é parte da razão pela qual as chances de desenvolvermos cânceres aumentam ao longo da vida.
O câncer de cada pessoa tem uma combinação única de alterações genéticas. À medida que o câncer continua a crescer, mudanças adicionais ocorrerão. Mesmo dentro do mesmo tumor, células diferentes podem ter alterações genéticas diferentes.
Você procura atendimento de saúde apenas quando está doente?
Saiba que esse não é o melhor jeito de manter a sua saúde em dia. Para ter mais qualidade de vida e saúde a longo prazo, o ideal é manter uma relação de confiança, transparência e proximidade com uma médica(o) de família ou profissional de saúde de sua confiança.
Na Amparo Saúde, nossos times de saúde formados por médicas(os) de família, enfermeiras(os) e auxiliares de enfermagem enxergam os pacientes como um todo para criar programas de saúde personalizados de acordo com a necessidade de cada um deles. Assim, garantimos mais saúde e bem-estar por toda a vida.
Não vá embora! Confira os artigos que separamos especialmente para você.
Depressão tem tratamento. Saiba mais sobre essa doença.
Infarto: entenda os sinais que seu corpo dá antes de um ataque cardíaco. Clique aqui.
Teste de gravidez caseiro funciona? Confira essa e outras dúvidas. Clique aqui.
AIDS/HIV: O que é PrEP e porque ela salva milhares de vidas. Clique aqui.