banner01

O que é Atenção Primária à Saúde

Um médico segurando um caderno de anotações enquanto conversa com uma mulher grávida

A Atenção Primária à Saúde propõe um modelo de saúde que vai ao encontro de uma visão mais integral do ser humano: longe de ser apenas o bem-estar físico e ausência de doenças, saúde é o completo bem-estar físico, mental e social. 

Confira esse vídeo resumo com a Ana, nossa especialista em APS.

Vídeo explicando de Maneira resumida o que é Atenção Primária à Saúde

A APS é o primeiro contato de uma pessoa no sistema de saúde e é capaz de resolver cerca de 80% das queixas de saúde de uma pessoa ao longo da vida. É a volta do “médico da família”, tão comum no passado.

É um conjunto de ações no âmbito individual ou coletivo que envolve: promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação .

Nesse contato, uma equipe de saúde da família vai acolher e entender o paciente como um todo, de maneira integral, para criar ações que protejam a sua saúde e bem-estar no longo prazo. O foco da APS é na prevenção e qualidade de vida. 

Um exemplo prático: se você procurar atendimento porque está sentindo uma dor de cabeça, o médico de família ou a enfermeira vão tentar entender com você qual a causa real da sua dor (Você está dormindo mal? Está trabalhando demais? Será que não é problema de visão?) para depois buscar uma solução para a sua dor.

Essa solução pode ser desde um analgésico até o encaminhamento para outros especialistas.

Parece óbvio, mas hoje no Brasil, acontece o contrário na maioria das vezes.  Procuramos um neurologista, por exemplo, para uma dor de cabeça, sendo que é muito mais lógico e cômodo nos consultarmos primeiro com um médico de família.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Para que esse atendimento integral seja colocado em prática, a APS é guiada por 4 princípios básicos:

  • Acesso: Todas as ações são pensadas para que as pessoas consigam chegar ao serviço de saúde para serem atendidas, quando e onde precisarem.
    No caso da Amparo Saúde, o paciente pode ser atendido em uma das nossas unidades (todas de fácil acesso por transporte público)  e por telemedicina e WhatsApp.
    A tecnologia é um elemento que facilita o acesso, sobretudo em tempos de pandemia da Covid-19. Por isso, a telemedicina cresceu tanto nos últimos meses.
  • Longitudinalidade: A palavra é difícil de falar, mas é fácil de entender.
    É o acompanhamento do paciente ao longo do tempo por uma equipe de saúde que já conhece o seu histórico de saúde, contexto social, perfil e doenças pré-existentes.
  • Na Atenção Primária à Saúde uma relação de proximidade e confiança é criada entre o paciente e os profissionais. Isso traz vários ganhos em  saúde e qualidade de vida ao longo prazo.
  • Integralidade: Cada pessoa é única, com suas particularidades, desejos, necessidades e história.
    A integralidade enxerga as pessoas como um todo, garantindo que elas tenham à sua disposição todos os serviços de saúde necessários para o seu bem-estar físico, mental, social e emocional.
  • Coordenação do cuidado: Coordenação das ações, informações e profissionais envolvidos diretamente ou não no cuidado do paciente.
    É a articulação entre um fisioterapeuta e o médico de família para garantir a reabilitação de um idoso acamado, por exemplo.
    Como são muitas informações e profissionais a coordenação do cuidado é fundamental para que o paciente seja atendido com agilidade e receba o cuidado adequado para a sua necessidade de saúde.

Atenção Primária à Saúde no Brasil

No Brasil, a APS é um dos modelos de atenção do SUS, ( o Programa Saúde da Família, por exemplo) desde a sua implantação nos anos 1990 (Atenção Primária à Saúde: um ensaio)  se mostrou bem sucedido na melhoria da qualidade de vida e saúde de parte da população que antes não tinha acesso à saúde.

Em países com Sistemas de Saúde bem sucedidos, como a Alemanha, Canadá e Reino Unido, a APS também é utilizada, principalmente na figura do médico de família.

A Amparo Saúde quer valorizar o Médico de Família novamente, por isso, trouxemos o modelo da APS para o setor privado e vamos revolucionar o modo de fazer e pensar saúde, atendendo nossos pacientes presencialmente ou por telemedicina.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Fontes

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE - CONASS. Atenção Primária. Seminário para estruturação de consensos. Caderno de informação técnica e memória de progestores. Brasília. CONASS, 2004

https://www.scielo.br/pdf/physis/v27n2/1809-4481-physis-27-02-00255.pdf .