banner01

Quais os benefícios de ser atendida(o) por um médico de família

Na Amparo Saúde você é atendida(o) por um time de saúde composto por médica(o) de família, enfermeiras(os) e técnicas(os) de enfermagem, além de outros profissionais, como nutricionistas e psicólogas(os) quando necessário. Esse é um dos nossos diferenciais.

Ainda hoje, a figura da(o) médica(o) de família gera dúvidas nas pessoas. “É o mesmo que um clínico geral?”. “Como é a consulta, é igual?”

Por isso, para que fique claro para você como ser atendida(o) por esse profissional é benéfico para a sua saúde, responderemos algumas das dúvidas que os profissionais da Amparo Saúde mais ouvem durante as consultas. Vamos lá?

Medicina de Família é uma especialidade?

Sim, a Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade médica, assim como oftalmologia, pediatria e todas as demais. 

Médica(o) de família e clínico geral são a mesma coisa?

Não. A(o) médica(o) de família e comunidade precisa fazer uma residência médica e/ou prestar prova de titulação na especialidade, enquanto o clínico geral precisa fazer uma residência em Clínica Geral.

Além disso, em alguns lugares, todo profissional que faz medicina, mas não fez residência é chamado de clínico geral.

Sobre a atuação do profissional existem outras diferenças:

  • MFCs atendem pessoas de todas as idades. Clínicos gerais atendem apenas adultos
  • MFCs têm um enfoque comunitário bastante forte. Ou seja, buscam entender a(o) paciente dentro do seu contexto familiar e de comunidade. Por isso, o nome “medicina de família e comunidade”.
  • MFCs, na maioria das vezes, atuam dentro de uma equipe multidisciplinar, na qual profissionais de diferentes áreas, como enfermeiros e nutricionistas, conversam entre si e buscam ações conjuntas para promover a saúde da(o) paciente.

Quais os benefícios de ser atendida(o) por um médico de família?

A(o) médica(o) de família e comunidade te enxerga como um todo promovendo a sua saúde física e mental de maneira individualizada e personalizada sem focar apenas na doença. 

Além disso, por meio de conversas, acolhimento e do seu histórico de saúde, esse profissional consegue te ajudar a ter mais saúde física e mental e na prevenção, tratamento e acompanhamento de doenças, independente da sua idade, gênero e condições de saúde.

Por exemplo: a(o) profissional, por te acompanhar por muitos anos, saberá que na sua família existe um histórico de hipertensão e te orientará para que você insira no seu cotidiano as melhores ações para prevenir e controlar a doença.

Como é feito o acompanhamento com a(o) Médica(o) de Família

A(o) médica(o) de família te acompanha ao longo do tempo com o foco na prevenção e tratamento de doenças. É uma parceria para toda a vida!

Os MFCs da Amparo Saúde sempre dizem que “ter saúde é uma prova de maratona, não uma corrida de 100m”, sendo que, nesta maratona, a(o) médica(o) de família é como se fosse o treinador que te acompanhará, orientará e fornecerá as melhores ferramentas para que você chegue no seu objetivo: saúde e qualidade de vida.

Como é a consulta com a(o) Médica(o) de Família?

Costumamos falar que uma consulta com a(o) médica(o) de família, seja presencial ou por telemedicina, é uma conversa franca, na qual o profissional perguntará sobre sua rotina, sono, preocupações, estilo de vida, histórico familiar e outras particularidades para entender a causa da sua queixa de saúde e buscar as melhores maneiras de amenizá-la de um jeito que se adeque totalmente a você. 

Sabe aquela reclamação frequente de que a consulta durou 10 minutos? Dentro da Medicina de Família e Comunidade isso não acontece porque o profissional estará interessado em você e na solução do seu problema leve o tempo que levar.

Você pode estar se perguntando sobre receitas e encaminhamentos. Na Amparo Saúde receitas, exames e encaminhamentos são enviados por e-mail ou por WhatsApp com toda a segurança. Tudo pensado para facilitar o seu cuidado de saúde.

Como é SER médico de famíliaWhatsApp Image 2021-12-06 at 16.31.47

“É difícil descrever o que um médico de família faz porque é algo tão único.. Ser médico de família é poder aplicar o seu conhecimento técnico e a habilidade de lidar com pessoas ao mesmo tempo para cuidar de cada paciente. Também é enxergar os pacientes de maneira mais completa e acompanhá-los desde que eles estão no útero das mães até a idade idosa. Isso é algo fabuloso! Promovemos saúde e fazemos prevenção. Isso é muito gratificante.”

Dr. Ricardo Augusto Poltronieri de Assis, Médico de Família na Amparo Saúde

Na Amparo Saúde, nossos times de saúde formados por médicas(os) de família, enfermeiras(os) e auxiliares de enfermagem enxergam os pacientes como um todo para criar programas de saúde personalizados de acordo com a necessidade de cada um deles. Assim, garantimos mais saúde e bem-estar por toda a vida.