Para que serve o papanicolau? Entenda porque esse exame salva vidas
Vamos começar este artigo falando diretamente: você deve fazer o exame de papanicolau porque ele é preventivo! Além disso, é a principal forma de rastrear o câncer de...
A infecção urinária é um problema que atinge muitas pessoas, principalmente mulheres, causando diversos desconfortos.
Você já teve infecção urinária e quer entender tudo sobre a doença: causa, sintomas, diagnóstico e tratamento? Então lendo o nosso artigo!
O que é infecção urinária
Nosso sistema urinário é responsável por filtrar e remover resíduos do nosso corpo por meio da urina, produto resultante da filtragem do sangue pelos rins.
Além dos rins, esse sistema também é formado por bexiga, ureteres e uretra. Todos atuando juntos para que o nosso corpo elimine resíduos.
Como funciona: a urina é transportada pelos ureteres do rim até a bexiga, onde é armazenada para depois ser eliminada pela uretra.
A infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção causada por bactérias, principalmente Escherichia coli e Staphylococcus saprophyticus, que acomete parte desse sistema.
Existem dois tipos de infecção urinária principais:
A cistite, quando a infecção acomete a bexiga e a pielonefrite, quando os rins são atingidos.
Sintomas de cada tipo de infecção urinária:
Cistite: Dor ao urinar, desejo frequente de urinar e dor na parte inferior do abdômen.
Pielonefrite: Febre alta (acima de 38º), calafrio e dor lombar em um ou nos dois lados. É comum que a pielonefrite aconteça após a cistite.
Está sentindo alguns desses sintomas? Procure atendimento médico.
Como evitar a infecção urinária
Confira as principais recomendações da Sociedade Brasileira de Nefrologia para evitar o problema:
Inclusive, é recomendado que se urine após a relação.
Essas dicas também valem para os homens, principalmente aqueles que têm relações anais. Infecção urinária em homens é menos comum do que em mulheres, mas também acontece!
Se você é pai ou mãe de menina, ensine desde cedo o jeito correto de fazer a higienização íntima.
Não se esqueça do jeito correto de lavar as mãos: com água corrente, sabonete e esfregando toda a mão, dedos e ponta dos dedos, além do punho.
A infecção urinária é mais comum em mulheres?
Estima-se que 15% das mulheres desenvolvam uma infecção urinária a cada ano (uma frequência 4 vezes maior que os homens) e 60% das mulheres terão a doença, pelo menos, uma vez ao longo da vida.
Mas por que?
Veja quais são os principais motivos
O primeiro deles é a anatomia do aparelho urinário da mulher, que facilita para que bactérias do ânus passem para a vagina. A uretra mais curta, quando comparada aos homens, também faz com que bactérias cheguem com mais facilidade à bexiga.
Além disso, o uso de absorventes para conter o fluxo menstrual e a não troca deles com a frequência adequada é um ambiente propício para a proliferação de bactérias que podem causar doenças.
Questões hormonais e gravidez também contribuem para que as mulheres sejam mais suscetíveis ao problema.
Por fim, as mulheres têm a característica comportamental de segurar mais a urina, principalmente, quando estão fora de casa, por conta da falta de banheiros suficientes e adequados.
Diagnóstico da infecção urinária
Para comprovar uma suspeita de infecção urinária, o médico poderá pedir uma amostra de urina para determinar se há bactérias, sangue ou pus na urina.
Junto desse exame, é feita a urocultura para identificar qual é a bactéria que está causando a infecção.
Além disso, para suspeita de pielonefrite, exames de imagens podem ser necessários, como tomografias e ressonância magnética.
Como tratar uma infecção urinária
O tratamento da infecção urinária dependerá do tipo da infecção, da bactéria causadora e das características do paciente. Se é gestante, criança, idoso ou mulher, por exemplo.
Geralmente, o tratamento mais comum para a ITU é via o uso de antibióticos. Como forma de amenizar a dor e outros sintomas, analgésicos podem ser necessários.
Não se esqueça! Mantenha uma relação de confiança com o seu médico. Esse profissional é capaz de tratar e curar a sua infecção urinária.
Vamos começar este artigo falando diretamente: você deve fazer o exame de papanicolau porque ele é preventivo! Além disso, é a principal forma de rastrear o câncer de...
Uma pergunta para você, mulher: como andam os seus exames de rotina?