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A dieta cetogênica é para você? Entenda como funciona essa dieta

Salada de frutas colorida

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez procurando mais novas dietas e exercícios físicos que possam ajudar com o emagrecimento. Soma-se a isso, a influência das redes sociais e temos um cenário perfeito para dietas da moda.

Dentre essas dietas, a cetogênica está entre as mais procuradas e gera muitas dúvidas. Afinal, a dieta cetogênica emagrece? Ela faz mal para a saúde?

O blog da Amparo Saúde irá te explicar.

O que é dieta cetogênica

A dieta cetogênica é uma dieta focada no consumo alto de gorduras, moderado de proteínas e baixíssimo consumo de carboidratos. Nessa dieta, o percentual de cada macronutriente varia de 55% a 60% de gordura, 30% a 35% de proteínas e 5% a 10% de carboidratos. 

Para termos um comparativo, em dietas normais, o consumo de carboidratos recomendado por nutricionistas é de aproximadamente 60% de tudo que se ingere. 

Exemplificando: em uma dieta cetogênica de 2000 kcal, os carboidratos correspondem de 20g a 50g por dia. E o que isso representa? 1 xícara de chá de arroz integral tem 25,8g de carboidrato. 

Esse baixíssimo consumo de carboidratos, nossa principal fonte de energia, é o que torna a dieta cetogênica tão desafiadora.

A premissa da dieta cetogênica é que sem a glicose - nossa principal fonte de energia proveniente dos carboidratos - o corpo passa a usar a gordura como fonte de energia. Como isso acontece no organismo é um processo complexo, então, caso queira entender melhor, clique aqui. 

Todo esse processo é difícil para o nosso corpo. Por isso, durante os primeiros dias da dieta cetogênica efeitos adversos em pacientes são observados. Os principais efeitos são:

  • Náuseas e vômitos
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Tontura
  • Dificuldade em praticar exercícios
  • Insônia e constipação

Segundo artigo da Methodist University, no geral, quando feita corretamente e com a ajuda de um profissional, esses sintomas duram poucos dias ou semanas e uma forma de amenizá-los é ingerir bastante líquido.

Importante: Por ser uma dieta muito restritiva, fazer sem acompanhamento médico pode ser perigoso para a sua saúde. Por isso, tenha sempre o acompanhamento de um profissional habilitado. Esse artigo é informativo. Quaisquer dúvidas, fale com o seu médico.

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Dieta cetogênica funciona para perder peso?

Sim, a dieta cetogênica promove expressiva perda de peso em algumas semanas. Por isso, é indicada para pessoas com obesidade, sobretudo, aquelas que têm dificuldade de emagrecer com outros métodos e dietas menos restritivas.

Outros benefícios encontrados nessa dieta são:

  • Melhora do desempenho atlético: principalmente de esportes de resistência como corridas.
  • Controle da glicose no sangue: isso é bastante importante para diabéticos tipo 2. 

Falaremos mais adiante se essa dieta é indicada ou não para diabéticos.

Porém, segundo artigo da Universidade Harvard, existem poucos estudos que demonstram os benefícios a longo prazo da dieta cetogênica. 

Quais alimentos você pode comer?

Os pilares da dieta cetogênica são nozes, sementes, queijos gordos, como provolone e gorgonzola, leites e derivados, iogurte grego puro, vegetais sem amido e fibrosos, como brócolis e cenoura, óleos e pequenas quantidades de carnes, ovos e peixes.

Você precisará limitar drasticamente os carboidratos, incluindo pães, massas, doces, cereais matinais, frutas, feijão, cerveja e vegetais ricos em amido como batata e batata doce.

Água, com gás e sem gás, é permitida, assim como chás, café e bebidas sem açúcar. Caso você goste de beber socialmente, escolha opções com baixo teor de carboidratos, como vodka, tequila ou gim.

Alimentos que você deve evitar ou limitar a dieta cetogênica 

  • Alimentos processados como biscoitos, salgadinhos, nuggets e batatas fritas. 
  • Doces, incluindo bolos e chocolates,
  • Grãos de todos os tipos, incluindo pão, macarrão, arroz e aveia.
  • Frutas com alto teor de carboidratos, como abacaxi, manga, laranja e outras frutas.
  • Adoçantes artificiais

Pessoas com diabetes podem fazer dieta cetogênica?

Como o princípio principal da dieta cetônica é cortar carboidratos - uma forma comumente usada para controlar o açúcar no sangue - essa dieta se tornou cada vez mais popular entre as pessoas com diabetes tipo 2.

Contudo, nutricionistas alertam que a dieta cetogênica traz riscos para diabéticos como interação medicamentosa e danos renais em pessoas que já estão com os rins disfuncionais por conta da doença.

Por isso, se você está pensando em tentar a dieta cetônica e tem diabetes, é crucial consultar sua equipe de saúde para entender se essa dieta é eficaz e segura para você. 

A Amparo Saúde reforça que é preciso tomar cuidado com as dietas da moda. O ideal é sempre procurar um profissional da Nutrição para entender o seu caso e fazer um plano de saúde e cuidado que caiba na sua rotina. Fale com a gente!

Pensando em proteger a sua saúde física, mental e social, na Amparo Saúde temos uma equipe de médicas(os), enfermeiras(os) e técnicas(os) de enfermagem pronta para te atender presencialmente ou por telemedicina. Nosso foco é a prevenção, acompanhamento e tratamento de doenças para que você viva mais e melhor!

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