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Comece a meditar já! 5 dicas incríveis para quem quer colocar a meditação na rotina

Você sente que a sua mente está cada vez mais sobrecarregada(o) e, mesmo após dormir as horas necessárias, sua cabeça ainda demora para “pegar no tranco”? Talvez a meditação seja uma possibilidade para você. 

Já dizia a música do Cazuza “o tempo não para…” e não para mesmo! Porém, parar de vez em quando é fundamental para a sua saúde. Sabemos que não é fácil pois somos muito cobrados e temos altas expectativas sobre nós e sobre o mundo, mas tente.

Esperamos que depois que você ler esse artigo, você pense em colocar a prática da meditação na sua vida. Vamos lá?

O que é meditação?

A meditação é praticada há milhares de anos e foi originalmente concebida para ajudar a aprofundar a compreensão das forças sagradas e místicas da vida. Hoje em dia, a meditação é comumente usada para relaxamento e redução do estresse.

A meditação é considerada um tipo de medicina complementar mente-corpo, pois pode produzir um profundo estado de relaxamento e uma mente tranquila.

Durante a meditação, você concentra sua atenção e elimina o fluxo de pensamentos confusos que podem estar sobrecarregando sua mente e causando estresse. Este processo pode resultar em maior bem-estar físico e emocional.

Benefícios da Meditação

A meditação ajuda a fomentar uma sensação de calma, paz e equilíbrio que pode beneficiar tanto o seu bem-estar emocional como a sua saúde geral. E esses benefícios não terminam quando sua sessão de meditação termina. A meditação te ajuda a ter um cotidiano mais tranquilo e com menos ansiedade.

Vamos aos benefícios da meditação. São muitos:

  • Reduz o estresse
  • Obter uma nova perspectiva sobre situações estressantes
  • Aumentar a autoconsciência
  • Reduzir emoções negativas
  • Aumentar a imaginação e a criatividade

A meditação também pode ser útil se você tiver uma condição médica, especialmente uma que pode ser agravada pelo estresse:

Embora um número crescente de pesquisas científicas apoie os benefícios da meditação para a saúde, alguns pesquisadores acreditam que ainda não é possível tirar conclusões sobre os possíveis benefícios da meditação

Por isso, converse com seu médico sobre os prós e os contras do uso da meditação se você tiver alguma dessas condições ou outros problemas de saúde. 

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Lembrando também que a meditação não é um substituto para o tratamento médico tradicional. Converse sempre com o seu médico.

Como começar a meditar?

A meditação é uma prática bastante democrática! Qualquer pessoa pode começar a meditar e não precisa de nenhum equipamento especial. Por isso, preparamos 5 dicas práticas para quem quer inserir a meditação na rotina:

  • Reserve um tempo: a primeira dica é reservar um tempo na sua rotina dedicado exclusivamente à meditação. Pode ser após acordar, enquanto os filhos estão na escola ou antes de dormir, por exemplo. O importante é ter alguns minutos para você sem interrupções.

Para meditar, é preciso disciplina, planejamento e preparação, principalmente, no começo. Por isso, pense com antecedência qual será o melhor horário para meditar. Se for o mesmo horário todos os dias, melhor ainda!

  • Encontre um local calmo: sabemos que com o home office e as crianças sem aulas, está cada vez mais difícil ter silêncio em casa. Porém, um local calmo e silencioso é fundamental para a prática de meditação! 

Procure um parque perto da sua casa ou algum cômodo que seja mais silencioso.

Durante a meditação nós desligamos do mundo e nos concentramos em nós mesmos e nos nossos pensamentos. É difícil fazer isso com um milhão de coisas acontecendo em volta dispersando a nossa atenção.

Agora que você reservou um tempo e local adequados para meditar, vamos iniciar a meditação.

  • Postura: a postura ideal é aquela que seja mais confortável para você. Pode ser posição deitada, sentada no chão, sentada em uma cadeira ou qualquer outra posição que te deixe relaxada mas desperta.

Tentar meditar em uma posição que te causa incômodo só vai servir para atrapalhar a sua concentração.

  • Respiração: uma das grandes sacadas para meditar é se concentrar na sua respiração. Normalmente, nem prestamos atenção no modo como respiramos, mas na prática da meditação não só precisamos de atenção na respiração como também aprendemos a controlá-la.

Em primeiro lugar perceba como o ar entra nos seus pulmões, quais músculos você usa para respirar, se a sua respiração está rápida ou lenta e se você puxa o ar pelo nariz pela boca. Em seguida, comece a puxar devagar o ar pelo nariz e soltar pela boca, sentindo ele inflando os pulmões aos poucos. Faça isso em várias repetições.

No começo será um pouco estranho, mas com o tempo, você vai aprender a controlar a respiração. 

  • Foco: o foco é a essência da meditação.  Sabemos que limpar a mente dos pensamentos pode ser bastante difícil, por isso, você precisa encontrar algo para prestar atenção e não desviar os seus pensamentos. Pode ser um som contínuo, uma palavra ou frase.

O importante é encontrar algo que dê ritmo à sua respiração e focar totalmente seus pensamentos nisso. 

Precisa de ajuda?

Na Amparo Saúde enxergamos os pacientes como um todo e sabemos da importância de se trabalhar saúde mental. Saúde mental também é saúde! Por isso, nossos times de saúde estão prontos para te atender, te ouvir e entender as suas necessidades de saúde, seja presencialmente ou por telemedicina.

Com nossos programas de saúde, criamos diversas ações para proteger o seu bem estar com foco na prevenção de doenças. Fale com a gente!

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