banner01

Outubro Rosa: como fazer o autoexame das mamas em 3 passos

O que é um autoexame das mamas?

O autoexame das mamas envolve a verificação de nódulos ou alterações nos seios. Muitos problemas mamários são descobertos pelas próprias mulheres, muitas vezes por acaso. Os nódulos mamários podem ser não cancerosos (benignos) ou cancerosos (malignos).

O câncer de mama pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em mulheres com mais de 50 anos. Nódulos ou alterações também podem ser sinais de outras doenças da mama, como mastite ou fibroadenoma .

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Como fazer um autoexame de mamas em 3 passos

A melhor altura para examinar os seus seios é geralmente 1 semana após o início do seu período menstrual, altura em que é menos provável que os seus seios estejam inchados ou sensíveis. Examinar seus seios em outros momentos do ciclo menstrual pode dificultar a comparação dos resultados de um exame com o de outro.

O autoexame das mamas normalmente não causa desconforto. Se seus seios estão sensíveis porque o período menstrual está prestes a começar, você pode sentir um leve desconforto ao pressionar os seios.

Para fazer um autoexame das mamas em 3 passos:

  • Passo 1: remova todas as roupas acima da cintura. Deite-se e verifique todo o seu seio sentindo todo a sua pele da clavícula até a parte inferior da linha do sutiã e da axila ao esterno.
  • Passo 2: Use os dedos médios da mão esquerda para verificar o seio direito e use os dedos médios da mão direita para verificar o seio esquerdo. Você pode usar um padrão para cima e para baixo ou um padrão em espiral . Mova seus dedos lentamente em pequenos círculos do tamanho de uma moeda.
  • Passo 3: use três níveis diferentes de pressão para sentir todo o tecido mamário. Uma leve pressão é necessária para sentir o tecido próximo à superfície da pele. A pressão média é usada para sentir um pouco mais fundo, e a pressão firme é usada para sentir o tecido próximo ao esterno e às costelas. Evite levantar os dedos da pele ao sentir se há protuberâncias, espessuras incomuns ou alterações de qualquer tipo.

Uma dica em caso de dúvida sobre um nódulo específico, verifique sua outra mama. Se você encontrar o mesmo tipo de caroço na mesma área da outra mama, provavelmente ambas as mamas estão normais.

Além de examinar seus seios deitada, você também pode verificá-los durante o banho. Dedos ensaboados deslizam facilmente pela mama e podem tornar mais fácil sentir as mudanças. Enquanto estiver no chuveiro, coloque um braço sobre a cabeça e ensaboe levemente o seio desse lado. Em seguida, usando a superfície plana dos dedos - não as pontas dos dedos - mova suavemente a mão sobre o seio, sentindo com cuidado se há protuberâncias ou áreas espessadas.

É preciso prática para fazer um autoexame das mamas. Ter nódulos fibrocísticos também pode dificultar o autoexame das mamas, porque os nódulos ocorrem em toda a mama. Peça dicas ao seu médico que podem ajudá-lo a fazer isso da maneira correta.

Leia também: Consulta por Telemedicina é mais "fria"? Confira mitos e verdades sobre essa nova modalidade de saúde.

Quando você deve consultar um médico?

Depois de saber a aparência e a sensação normal de seus seios, qualquer alteração deve ser verificada por um médico. Essas alterações podem incluir:

  • Qualquer novo caroço. O toque pode ou não ser doloroso.
  • Áreas espessas incomuns.
  • Corrimento pegajoso ou com sangue de seus mamilos.
  • Quaisquer alterações na pele dos seios ou mamilos, como enrugamento ou ondulações.
  • Um aumento incomum no tamanho de um seio.
  • Um seio anormalmente mais baixo que o outro.

Lembre-se: maioria dos problemas ou alterações mamárias são causados ​​por algo diferente do câncer.

Você procura atendimento de saúde apenas quando está doente?

Saiba que esse não é o melhor jeito de manter a sua saúde em dia. Para ter mais qualidade de vida e saúde a longo prazo, o ideal é manter uma relação de confiança, transparência e proximidade com uma médica(o) de família ou profissional de saúde de sua confiança. 

Na Amparo Saúde, nossos times de saúde formados por médicas(os) de família, enfermeiras(os) e auxiliares de enfermagem enxergam os pacientes como um todo para criar programas de saúde personalizados de acordo com a necessidade de cada um deles. Assim, garantimos mais saúde e bem-estar por toda a vida. 

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Não vá embora!  Confira os artigos que separamos especialmente para você.

 Depressão tem tratamento. Saiba mais sobre essa doença. 

 Infarto: entenda os sinais que seu corpo dá antes de um ataque cardíaco. Clique aqui.

 Teste de gravidez caseiro funciona? Confira essa e outras dúvidas. Clique aqui.

 AIDS/HIV: O que é PrEP e porque ela salva milhares de vidas. Clique aqui.