banner01

O que são ciclos do sono?

Imagem de uma mulher dormindo tranquila em sua cama com lençóis e travesseiros brancos

 

Você já se perguntou o que acontece com o nosso organismo quando estamos dormindo?

Muitas vezes achamos que o nosso cérebro simplesmente desliga para relaxar e recarregar as energias, mas não é bem assim... Na realidade, enquanto estamos dormindo, nosso cérebro continua trabalhando, mas em uma intensidade bem menor do que quando estamos acordados.

Continue lendo este artigo para descobrir como o cérebro funciona quando estamos dormindo! 

O que é sono?

Por ser algo tão corriqueiro, todos nós conseguimos definir o que é o sono de maneira relativamente simples. Entretanto, do ponto de vista da ciência, a definição do sono é um pouco mais complexa. 

De acordo com o artigo da Regina Maria França Fernandes, docente do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da USP de Ribeirão Preto (https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/372/373), definir o que é sono não é uma tarefa simples, tanto do ponto de vista fisiológico, quanto do ponto de vista comportamental, porque algumas características eletrofisiológicas da pessoa dormindo são semelhantes ao estado de vigília. 

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Algumas características do sono:

  • Cíclico: ocorre em um período de 24h;
  • Necessidade básica do ser humano;
  • Ficamos imóveis, com movimentos limitados, involuntários e automáticos;
  • Redução na resposta a estímulos visuais, auditivos, olfativos e táteis. (Em outras palavras, nos desligamos do mundo à nossa volta);
  • Mantemos nossos olhos fechados ou entreabertos;
  • Nossas funções fisiológicas (respirar, por exemplo) permanecem ativas.

Ou seja, para que possamos acordar descansados no dia seguinte, nosso cérebro permanece ativo durante o sono, organizando a casa, e essa organização é feita em ciclos ou fases.

As fases do sono são as etapas progressivas que ocorrem desde o momento que adormecemos até a hora de acordar.

O sono é dividido em ciclos. Cada ciclo dividido em 4 fases.

Fase 1

Primeira fase do sono. Acabamos de fechar os olhos, nossos músculos e cérebro começaram a relaxar, sendo fácil nos acordar. 

Se somos acordados nesse momento, muitas vezes nem percebemos que estávamos dormindo.

Essa fase dura cerca de 10 minutos e já passamos para a Fase 2.

É comum a sensação de estar caindo durante a passagem da fase 1 para a fase 2. Quer entender porque ela acontece? Clique aqui.

Fase 2

Sono leve. Começamos efetivamente a dormir. Frequência cardíaca e temperatura corporal diminuem, os músculos relaxam mais e perdemos o contato com o mundo real.

Precisamos de mais estímulos (audição, olfato e tato) para acordarmos. Essa é a fase de maior duração em que um adulto permanece à noite, entre 45 e 55% do tempo.

Fase 3

 É a fase do sono profundo. A atividade cerebral muda bastante e é bem mais difícil de acordar neste momento. Adultos ficam nesta fase entre 10 e 20% do tempo de sono.

Fase 4 (Sono REM)

  • Descanso profundo. Nessa fase nosso cérebro trabalha intensamente.
  • Armazena tudo o que aprendemos,
  • Elimina informações não úteis,
  • Processa todas as informações e estímulos que recebemos durante o dia.
  • Nesse momento o cérebro faz uma limpeza de várias substâncias que não são mais úteis e que foram acumuladas durante o dia.
  • Os sonhos ocorrem nessa fase e a musculatura fica completamente relaxada.

Em cada ciclo passamos por essas quatro fases. Cada ciclo dura entre 90 e 120 minutos e, numa noite com 8 horas de sono, repetimos ele 4 a 5 vezes. 

Para que nosso corpo e cérebro descansem, precisamos passar pelas 4 fases do sono todas as noites

fases do sonoInfográfico mostrando as 4 fases do sono

Um estudo da Universidade de Harvard mostra que uma única noite mal dormida é capaz de aumentar a nossa ansiedade em 30%, além de influenciar outros problemas relacionados à saúde mental, como stress e depressão. (Sleep and mental health - Harvard Health).

Dormir menos ou com menos qualidade pode gerar sonolência durante o dia, fadiga, dificuldade de atenção e memória. Um sono de qualidade nos permite acordar com a sensação de restauração, disposição e bem-estar.

Sono e Atenção Primária à Saúde

Na Atenção Primária à Saúde, enxergamos o paciente como um todo. Você pode conversar com seu médico de família sobre o seu sono, sua rotina, sua saúde mental e sobre tudo o que for importante para você e para sua saúde. 

Conte suas preocupações, seus desconfortos. Conte com a sua equipe de saúde para te ajudar. Você não está sozinho nisso. 

Sabemos que saúde é muito mais que o bem-estar físico. Dormir bem também é saúde!

Marque uma consulta.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Fontes:

https://www.health.harvard.edu/newsletter_article/sleep-and-mental-health

https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/372/373

https://www.uptodate.com/