O que é Atenção Primária à Saúde
A Atenção Primária à Saúde propõe um modelo de saúde que vai ao encontro de uma visão mais integral do ser humano: longe de ser apenas o bem-estar físico e ausência de...
O AVC, sigla para Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como derrame, é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo, gerando altos custos sociais, humanos e financeiros.
Em 2013 cerca de 11 milhões de pessoas no mundo sofreram um AVC, sendo que no Brasil, já é a doença que causa mais mortes.
Por estar, muitas vezes, relacionado ao estilo de vida, o número de pessoas que sofrem um AVC cresce ano após ano. Segundo dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde, as longas jornadas de trabalho estão levando à morte por derrame de cada vez mais pessoas.
Por isso, o blog da Amparo Saúde preparou esse artigo com tudo que você precisa saber sobre derrame e como preveni-lo
Fatores de risco para o AVC
O que é o AVC
O Acidente Vascular Cerebral acontece quando o fluxo de sangue que chega pelos vasos a uma região do cérebro é interrompido ou reduzido drasticamente. Com isso, essa região para de receber oxigênio e nutrientes, causando a morte das células e prejudicando o funcionamento do órgão.
O AVC é uma emergência médica e pode levar à morte ou causar sequelas, dependendo do tecido atingido e da gravidade do dano.
Existem dois tipos de AVCs:
Quais são os sintomas de um AVC
Quanto mais cedo é feito o atendimento médico de uma pessoa que está tendo um AVC, melhores são os prognósticos e a chance de sobrevivência.
Por isso, preste atenção nos principais sinais de alerta que o corpo envia:
Paralisia ou dormência: um dos sintomas mais comuns do derrame é a dormência repentina que atinge, geralmente, rosto, braço ou perna.
Em alguns casos, paralisia e fraqueza também podem se manifestar.
Geralmente, esses sintomas atingem apenas um lado do corpo.
Problemas de visão: a visão pode ficar repentinamente turva, dobrada ou escurecida em um ou ambos os olhos.
Dor de cabeça: dores de cabeça muito fortes e repentinas são sintomas de AVC. Essas dores podem vir acompanhadas de vômitos e náuseas.
Dificuldades de fala: subitamente fica difícil concluir frases ou encontrar as palavras para falar.
Alteração da consciência: é bastante comum durante um AVC a pessoa ficar confusa e com dificuldade para entender o que as outras pessoas estão falando.
Importante: caso você esteja sentindo um desses sintomas, procure um serviço médico imediatamente. Cada minuto importa quando o assunto é o tratamento do derrame.
Como prevenir um AVC
Além de seguir as orientações do seu médico de confiança, o melhor jeito de prevenir os derrames é por meio de uma mudança profunda de estilo de vida: mais saudável e ativo.
A seguir, listamos um conjunto de mudanças que vão te ajudar a prevenir um derrame e ter mais saúde ao longo da vida.
Essas orientações são muito semelhantes àquelas para a prevenção de doenças cardíacas. Vamos a elas:
Além disso, medicamentos podem ser necessários, dependendo do caso.
Dê preferência sempre para alimentos in natura e abuse de frutas, vegetais e legumes. Alimentos ultraprocessados devem ser evitados ao máximo por serem ricos em gorduras, principalmente a gordura trans, e sódio.
Por outro lado, grãos integrais, como arroz integral e aveia, azeite de oliva, nozes e peixes são permitidos.
Quer entender melhor quais são os alimentos que ajudam na prevenção do AVC? Fale com a gente.
E como se esses benefícios já não fossem suficientes, os exercícios também reduzem o estresse e ajudam na perda de peso.
Dica da Amparo Saúde: comece a praticar exercícios aos poucos e faça o exercício que mais te dê prazer!
Você pode controlar o seu colesterol por meio de uma dieta adequada, comendo menos gordura saturada e gordura trans, ou por medicamentos caso o seu médico ache necessário.
Dica da Amparo Saúde: consuma alimentos que ajudem a aumentar o seu HDL, o famoso “colesterol bom” e reduzir o LDL, o “colesterol ruim”. Chocolate amargo, nozes, soja, abacate e aveia são alguns desses alimentos aliados.Enquanto isso, fique bem informado com o nosso artigo sobre o diabetes melitus.
Perdendo peso e gordura, principalmente a gordura abdominal, você reduz o risco de ter um AVC e outras doenças cardiovasculares.
Faça isso pela sua saúde e qualidade de vida!
Outras dicas para prevenir o AVC: pare de fumar, beba com moderação, não use drogas ilícitas e trate a sua apneia do sono.
Como a Atenção Primária pode ajudar na prevenção do AVC
A APS enxerga o paciente como um todo, buscando sempre ações personalizadas que aumentem a sua qualidade de vida no longo prazo e ajudem a diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares.
Por isso, a APS é um modelo que pode ajudar muito a prevenir e tratar o AVC.
Nós da Amparo Saúde somos pioneiros em APS no Brasil e temos uma equipe multidisciplinar de profissionais prontos para te atender.
A Atenção Primária à Saúde propõe um modelo de saúde que vai ao encontro de uma visão mais integral do ser humano: longe de ser apenas o bem-estar físico e ausência de...
Muito trabalho, estudo, cursos EAD, exercícios físicos, rotina de skincare... Você sente que está sempre ocupada(o)? Saiba que você não está só. Muitos de nós estamos...