banner01

Pele ressecada? Confira dicas para acabar com esse problema.

Com a chegada do inverno e do frio, a pele de muitas pessoas fica ressecada, gerando desconforto, perda da elasticidade e do brilho, além de ser uma possível porta de entrada para microorganismos, pois uma pele ressecada é mais vulnerável à fissuras potencialmente perigosas.

Você possui pele ressecada? Confira as dicas do blog da Amparo Saúde.

O que causa o ressecamento da pele?

No inverno brasileiro, principalmente na região centro-sul do país, existe a combinação de temperatura e umidade baixas. Com isso, nossa transpiração diminui e, segundo um estudo do British Journal of Dermatology, nossas células da camada mais superficial da pele encolhem e perdem água. Por isso, o aspecto esbranquiçado e descamação.

Além disso, no inverno temos tendência a tomar banhos mais quentes, o que resseca ainda mais a pele porque retira a camada natural que traz umidade para o tecido.

Por fim, pessoas que têm o tipo de pele seca são mais suscetíveis ao ressecamento causado pelo frio ou pela exposição ao sol. Por isso, essas pessoas precisam ficar mais atentas aos sinais de ressecamento. 

5_INFOGRAFICOInfográfico mostrando os sinais de que a sua pele está ressecada

Como evitar o ressecamento da pele

Separamos 3 dicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia para evitar o ressecamento, mantendo a pele mais bonita e saudável. 

  • Evite banhos muito quentes: Algumas pessoas gostam de água mais morna, outras mais quentes. Mas fique atento! A água não precisa estar tão quente. Comece a diminuir a temperatura aos poucos e você vai perceber que essa água quase fervendo não é necessária.

Também nada de se esfregar com muita força ou passar muito sabonete! Isso machuca a pele, sensibiliza e resseca ainda mais. Trate sua pele com carinho.

  • Beba bastante água: A ingestão correta de água é fundamental para a saúde do corpo interno, inclusive da pele. Quando você bebe bastante água, todo o seu corpo fica hidratado.

No mínimo dois litros de água por dia é considerado o ideal para uma pessoa adulta. Uma dica é baixar um desses aplicativos que te lembram de beber água ou colocar lembretes na sua mesa de trabalho.

Leia também: Sintomas do câncer de pele: quais manchas são preocupantes?

  • Abuse do hidratante: Os hidratantes ajudam bastante a diminuir o ressecamento da pele e o ideal é espalhar pelo corpo e rosto logo após sair do banho, porque a pele está mais receptiva e o vapor do chuveiro ajuda na absorção.

Não gosta de hidratante? Pesquise e teste as diferentes versões que existem no mercado. O importante é não esquecer de passar!

É importante ter em mente que a hidratação da pele varia de acordo com a região do corpo. Muitas vezes, até nas regiões do rosto temos graus diferentes de hidratação.

Uma dica é: analise bem e conheça a sua pele, observando como ela reage ao ambiente. Caso queira ajuda com isso, procure um dermatologista. 

Na Amparo Saúde temos uma equipe pronta para te atender e cuidar de você, presencialmente ou por telemedicina.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Tenho pele oleosa e com acne. Preciso mantê-la hidratada?

Você deve! Mesmo a pele oleosa deve ser mantida hidratada, porque a hidratação correta ajuda, inclusive no controle da oleosidade. 

Parece contraditório, mas é verdade. Com o hidratante correto para pele oleosa (geralmente aqueles em versão gel ou oil-free) a pele fica equilibrada e não precisa produzir mais óleo para compensar.

Boa alimentação = Pele saudável 

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Isso vale tanto para ter uma pele saudável, como para viver mais e com mais qualidade de vida. Os alimentos são a nossa fonte de energia e vitaminas.

Morango, laranja, mexerica, limão e a cereja, entre outras frutas e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura são alimentos importantes para manter a saúde da pele 

Por fim, nunca se esqueça do filtro solar! Ele é importante em todas as estações do ano, pois os raios UVB e UVA continuam atuando no inverno, apesar de em uma intensidade menor. 

Hoje em dia, existem no mercado filtros feitos sob medida para a pele ressecada. Abuse deles!

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Fontes

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bjd.13245