banner01

Sem tabu: como anda a sua vida sexual? Benefícios do sexo vão muito além do que você imagina

Mulher negra com uma roupa branca sorrindo

Dia 06 de setembro é informalmente comemorado o Dia do Sexo e aproveitamos essa data para falar um pouco sobre a importância de colocar pequenos prazeres na vida. Apesar de ser uma data criada nas redes sociais e muitas vezes alvo de memes, podemos aproveitar esse dia para celebrar a vida e tirar o assunto do terreno do tabu.

A ciência já comprovou! Manter uma vida sexual ativa e prazerosa, independente da idade, ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. Isso mesmo! 

Segundo estudo de 2010 da Universidade de Cincinatti nos Estados Unidos, o sexo pode manter os níveis de ansiedade controlados por até 7 dias.

Em outras palavras, fazer algo prazeroso, mesmo em pequenas quantidades, é muito benéfico para a sua saúde mental e te ajuda a viver melhor.

Por isso, nossa dica é: reserve pequenos momentos de prazer no seu dia a dia:

  • Faça video chamadas com os amigos para dar risada
  • Coma coisas gostosas sem culpa, de preferência acompanhada(o)
  • Faça atividades físicas por prazer, não só por obrigação
  • Ouça as suas músicas preferidas e cante bem alto!
  • Reserve um tempo para não fazer nada!

    Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Benefícios de ter uma vida sexual saudável

Além de diminuir a ansiedade e o estresse como descoberto pelo estudo americano, manter uma vida sexual ativa e saudável possui outros benefícios para a saúde física e mental. Vamos a alguns deles:

  • Diminuição da pressão arterial: um artigo publicado em 2013 na Universidade de Bath no Reino Unido sugere que o sexo pode ser considerado  uma atividade física leve que gera queima de calorias e ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável e protegido. É importante dizer que o sexo por si só, não é um exercício físico suficiente, mas pode ser um complemento. 

Além disso, pessoas com uma vida sexual satisfatória tendem a ter um aumento da energia e disposição para praticar outras atividades. Uma coisa leva à outra!

Leia também: Consulta por Telemedicina é mais "fria"? Confira mitos e verdades sobre essa nova modalidade de saúde. 

  • Fortalece o sistema imunológico: em um estudo sobre imunidade em pessoas em relacionamentos amorosos, pessoas que faziam sexo frequente (uma a duas vezes por semana) tinham mais imunoglobulina A (IgA) em sua saliva. Pessoas que faziam sexo pouco frequente (menos de uma vez por semana) tinham significativamente menos IgA.

A imunoglobulina IgA é o anticorpo, nossas células de proteção que combatem possíveis infecções, que desempenha um papel na prevenção de doenças e é a primeira linha de defesa contra o papilomavírus humano, ou HPV.

Ou seja, vida sexual ativa ajuda a manter o seu sistema imunológico mais forte para lutar contra possíveis infecções.

  • Melhora o sono: durante o sexo nosso corpo libera endorfinas e oxitocina, hormônios do bem-estar e da intimidade, respectivamente. Essa combinação tem efeito relaxante e sedativo ajudando a dormir melhor.
  • Melhora da autoconfiança: de acordo com um estudo feito na Escócia, atividade sexual frequente está correlacionada à maior satisfação com a saúde mental, além de aumentar a felicidade e auto confiança. 
  • Melhora a memória: em pessoas entre 50 e 59 anos a atividade sexual ajuda a melhorar funções cognitivas como a memória, segundo estudo de 2016. Isso é incrível, pois uma memória funcionando bem é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar, sobretudo em pessoas com mais de 50 anos. 

Por fim, devemos lembrar que o sexo traz diversos benefícios sociais para as pessoas, ajudando na conexão, intimidade e confiança entre parceiros. Estes sentimentos são fundamentais para criar laços mais fortes e tornar os relacionamentos mais satisfatórios.

Pensando em proteger a sua saúde física, mental e social, na Amparo Saúde temos uma equipe de médicas(os), enfermeiras(os) e técnicas(os) de enfermagem pronta para te atender presencialmente ou por telemedicina. Nosso foco é a prevenção, acompanhamento e tratamento de doenças para que você viva mais e melhor!

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Não vá embora ainda! Continue no Blog da Amparo Saúde. Veja outros conteúdos sobre saúde que separamos para você.

Depressão tem tratamento. Saiba mais sobre essa doença. 

Infarto: entenda os sinais que seu corpo dá antes de um ataque cardíaco. Clique aqui.

Teste de gravidez caseiro funciona? Confira essa e outras dúvidas. Clique aqui.

AIDS/HIV: O que é PrEP e porque ela salva milhares de vidas. Clique aqui.

Site oficial Amparo Saúde: https://amparosaude.com.br/