banner01

Como a Amparo Saúde vai revolucionar a saúde no Brasil

Uma mulher conversando com uma médica por chamada de video do celular.

"Há vários indícios que mostram que o modelo escolhido pela Amparo ainda em 2017 tem tudo para causar uma disrupção na saúde brasileira".

Os brasileiros com um pouco mais de idade que cresceram em famílias de classe média lembram com certo saudosismo da figura do médico da família. Ele atendia em domicílio ou num consultório particular e ficava responsável por lidar com as mais variadas queixas de pacientes, fossem crianças, adultos ou idosos.

Ao longo das últimas décadas, por razões que incluem desde o aumento da densidade populacional à forma como se estruturaram os planos de saúde, a figura do médico de família no Brasil deu lugar à prática chamada de "shopping de especialidades", o tradicional livrinho do convênio.

Esse modelo mostrou-se pouco saudável por acarretar em custos altos sem melhorar a qualidade dos desfechos clínicos. Acabou por favorecer um volume maior de consultas e exames, muitas vezes sem necessidade, e aumentou a sinistralidade dos planos. No final, todos estamos pagando a conta.

Dados do IBGE mostram que uma família brasileira gasta com saúde privada em relação ao PIB o dobro do que uma da Alemanha, da França ou do Japão. Não por acaso, nesses países, o modelo de medicina da família é amplamente adotado e o número de médicos de família é superior ao de especialistas, cenário oposto ao do Brasil.

Quando a Amparo Saúde foi fundada, em 2017, tinha o ideal de ajudar a democratizar a saúde privada no país e sabia que a Atenção Primária à Saúde (APS) era o caminho para que o sistema de saúde fosse utilizado de forma mais eficiente e racional.

Leia tambémConsulta por Telemedicina é mais "fria"? Confira mitos e verdades sobre essa nova modalidade de saúde.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

A APS tem o médico de família como figura fundamental e permite que o paciente seja avaliado de forma integral facilitando antes de ser encaminhado para um especialista. Nos impomos missão de criar um modelo acessível, que encantasse os pacientes e criasse vínculo entre eles e os profissionais de saúde.

É isso que estamos oferecendo aos beneficiários de nossos parceiros de planos de saúde e instituições de autogestão. Os pacientes têm acesso a um médico e uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem estão à disposição 24 horas por dia, com tratamentos individualizados e focados na prevenção da saúde.

Até 90% dos problemas são solucionados sem a necessidade da consulta com outro especialista. Com isso, caem também os pedidos de exames complexos, que nem sempre são necessários, e taxas de utilização do PS e de internação. Todos esses dados são armazenados e analisados por uma tecnologia proprietária da Amparo Saúde que vem tornando as linhas de cuidado cada vez mais eficientes.

16_ILUSTRAÇÃO

Há vários indícios que mostram que o modelo escolhido pela Amparo ainda em 2017 tem tudo para causar uma disrupção na saúde brasileira. Em 2020, passamos de 45 mil para mais de 1,4 milhão de vidas sob nossa responsabilidade. Temos pacientes vindos de grandes operadoras como SulAmérica, Unimed, Omint e CarePlus.

Quando observamos os dados gerados pelos atendimentos, estamos falando de redução importante do desperdício com serviços de saúde e, o mais importante, assistimos a um aumento no índice de satisfação dos pacientes. Em resumo: enquanto as empresas e planos reduzem a sinistralidade, seus beneficiários estão mais saudáveis e felizes.

Outro forte indício que mostra que optamos pelo caminho certo é a nova geração de healthtechs no Brasil que aposta justamente na APS para tornar o sistema de saúde mais eficiente. De certa forma, estamos vendo um movimento similar ao que ocorreu no setor financeiro, quando as fintechs mostraram aos bancos que era possível oferecer produtos e serviços melhores a um custo mais acessível. Os bancos reagiram e no final quem saiu ganhando foram os clientes - tem instituição financeira até com fãs nas redes sociais.

É esse encantamento que queremos ver nos pacientes com o retorno dos médicos de família. Teremos uma geração de brasileiros mais saudáveis (e com mais dinheiro no bolso).

Quer entender melhor o modelo de cuidado da Amparo Saúde? Fale com a gente!

Não vá embora! Confira os artigos que separamos especialmente para você.

 Depressão tem tratamento. Saiba mais sobre essa doença. 

 Infarto: entenda os sinais que seu corpo dá antes de um ataque cardíaco. Clique aqui.

 Teste de gravidez caseiro funciona? Confira essa e outras dúvidas. Clique aqui.

 AIDS/HIV: O que é PrEP e porque ela salva milhares de vidas. Clique aqui.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail