banner01

Você sofre com dor de cabeça? Confira dicas para amenizar o problema

Mulher negra olhando para o lado com um notebook na frente

A dor de cabeça, também chamada de cefaleia, é uma das dores que mais atingem as pessoas e um dos principais sintomas de outras doenças.

Os custos sociais e econômicos das dores de cabeça são enormes. A Organização Mundial da Saúde estimou em 2016 que 1,7 a 4% da população adulta do mundo sente dores de cabeça em 15 ou mais dias de cada mês. Além disso, até 75% da população teve dor de cabeça, pelo menos, 1 vez no último ano.

Esses números mostram que a dor de cabeça é um dos maiores problemas de saúde da atualidade. 

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

O que causa a dor de cabeça

Você sabia que segundo a Classificação Internacional de Cefaleias existem mais de 200 tipos de dores de cabeça documentadas? Todas elas com diferentes causas e diagnósticos específicos. 

São dois grandes tipos de acordo com as causas:

  • Cefaleias primárias: quando são o único sintoma. No geral, não são perigosas, apesar de poderem causar perda de qualidade de vida da pessoa.
  • Cefaleia secundária: quando as dores de cabeça são sintomas de outras doenças, como tumores, meningite, AVC ou Covid-19

Outras causas possíveis da dor de cabeça são: sinusite, gripe, desidratação, insolação, exaustão, estresse, privação do sono, fadiga, entre muitas outras.

Tipos de dor de cabeça

Para te ajudar no alívio das dores de cabeça e a viver com mais qualidade de vida, vamos falar nos principais tipos de cefaleias primárias.

  • Cefaleia do tipo tensional: a cefaleia do tipo tensional (CTT) é o distúrbio neurológico mais prevalente em todo o mundo e é caracterizada por dores de cabeça recorrentes de intensidade leve a moderada, que atinge os dois lados da cabeça como se fosse uma pressão ou sensação de aperto.

Apesar de incomodar, a dor de cabeça do tipo tensional costuma não prejudicar a rotina da pessoa.

Em outras palavras, é aquela dorzinha de cabeça chata que sentimos de vez em quando, principalmente quando estamos cansados e estressados.

  • Cefaleia  em salvas: é menos comum que o primeiro tipo, mas costuma causar maior perda de qualidade de vida, sobretudo, quando acontece com frequência. Causa uma dor forte e repentina nas têmporas ou perto do olho e costuma durar até 1h.

As dores costumam ser bastante fortes e surgem de repente e podem vir acompanhadas de coriza e olho lacrimejante. 

  • Enxaquecas: as enxaquecas são uma condição neurológica crônica que causa dores de cabeça latejantes de moderada a forte intensidade e costuma ser acompanhada de outros sintomas, como aura, intolerância à luz, náusea e vômito.

As crises de enxaqueca costumam ser longas, de algumas horas até dias, e, por isso, prejudicam bastante a produtividade e qualidade de vida de quem as tem.

Quer conferir dicas para lidar com a enxaqueca? Leia o nosso artigo.

14_Dicas para prevenir a dor de cabeça

Infográfico com dicas para prevenir as dores de cabeça

Como aliviar a dor de cabeça

 Existem várias dicas práticas e caseiras que podem te ajudar a diminuir o incômodo das dores de cabeça. Vamos a algumas:

  • Café: a cafeína ajuda a amenizar as dores de cabeça, principalmente, do tipo tensional por conta do efeito vasodilatador e analgésico. Uma xícara de café quente, além de ser reconfortante, também alivia a dor de cabeça. 
  • Banho quente: assim como o café, a água quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão e aliviando a dor de cabeça. Um banho quente também ajuda a diminuir a tensão do corpo.
  • Compressa de água morna: também promove a vasodilatação e diminui a dor.
  • Chá de gengibre: com propriedades analgésicas e anti inflamatórias, o gengibre é um aliado para quem sofre de dores no corpo inteiro. Para dores de cabeça, pode abusar do chá de gengibre!
  • Deite e relaxe: ficar meia horinha deitado em um quarto escuro pode te ajudar a diminuir a dor de cabeça. Principalmente, quando ela é provocada por estresse ou gatilhos, como a luz e barulhos.
  • Massagem: faça movimentos circulares com as pontas dos dedos na nuca, têmporas e outras regiões da cabeça. Massagem funciona muito para amenizar as cefaleias!

Lembre-se: Sentir dor de cabeça constantemente não é normal. Para entender qual o seu tipo de dor de cabeça  e o melhor tratamento para amenizá-la, converse com o seu médico de confiança. 

Quero falar com um médico agora