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Você realmente é o que você come? Confira os melhores alimentos para a sua saúde

Você provavelmente já ouviu a frase “Você é o que você come”, uma frase muito famosa e muito usada em diferentes contextos, desde a sua avó te falando isso quando você era criança para te mostrar a importância de comer vegetais, até dentro do contexto fitness das redes sociais.

Essa frase traz a noção de que para estar em forma e saudável é necessário se alimentar da maneira mais saudável possível. Assim, o seu corpo estará sempre funcionando bem, equilibrado e você viverá mais! Pensando nisso, viemos te fazer uma provocação: nós realmente somos o que comemos? 

Para responder essa provocação, é importante lembrar que o Blog da Amparo Saúde com o apoio da nossa equipe de nutricionistas entende a importância de se ter uma alimentação verdadeiramente saudável, prazerosa, afetiva e livre de culpa. Dietas da moda ou associar comida saudável apenas a alimentos “fitness”, ou os chamados “super alimentos” não é o melhor jeito de se alimentar e limita muito os benefícios e as possibilidades que os alimentos trazem para nós.

O que é alimentação saudável?

Respondendo a pergunta do título. Em sentido literal, podemos dizer que sim. Nós somos o que nós comemos. O nosso organismo precisa de energia para funcionar e nós obtemos essa energia por meio dos alimentos. Assim, nosso corpo tem energia e nutrientes para continuar vivo, crescer, se reproduzir, se movimentar e até para se esquentar. 

Além dessa função biológica da alimentação, o ato de se alimentar também é um elemento importante da cultura de todos os povos, com cada população humana consumindo diferentes alimentos e tendo uma relação diferente com o ato de comer. Os alimentos são elementos tão importantes das culturas que, inclusive, têm significados religiosos e são carregados de simbolismo. O pão, o vinho, a ceia de Natal para os cristãos e o Ramadã para os muçulmanos são exemplos da conexão entre o divino e aquilo que colocamos à mesa.

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Falando em mesa, a alimentação também tem uma função afetiva nas nossas vidas, pois enquanto comemos compartilhamos experiências, afetos e estreitamos os laços com aqueles que estão mais próximos de nós. Sentar-se à mesa com a família ou chamar os amigos para comer ou beber na sua casa são importantes ocasiões da nossa vida social e afetiva.

Então, retomando a provocação do começo deste artigo: nós somos o que nós comemos, mas a alimentação vai muito além do sentido biológico. Alimentação é vida, é carinho, é estar junto de quem gostamos. Por isso, é preocupante como, por diferentes motivos, na nossa sociedade estamos nos afastando cada vez mais da alimentação saudável - pensando do ponto de vista da saúde mental, inclusive - para nos aproximarmos de uma alimentação repleta de culpa, com alimentos vilões ou mocinhos, e com o único objetivo de emagrecer.

Portanto, alimentação saudável é uma alimentação que nutre nosso corpo e mente da melhor maneira possível, ao mesmo tempo que nutre nossos corações e afetos.

Alimentos que fazem bem para a sua saúde

Agora que já respondemos a provocação e, esperamos, te fizemos refletir, vamos retomar o aspecto biológico dos alimentos. Afinal, neste blog sempre trazemos informação de qualidade baseada na Ciência com reflexão.

Como já dissemos, os alimentos têm como função principal nutrir o nosso corpo e garantir que todos os órgãos e tecidos estejam funcionando perfeitamente, como uma máquina, onde cada peça contribui para o todo. Quando falamos de nutrição, esse “todo” é a sua saúde e bem-estar. 

Por isso, assim como nossas mães e avós faziam (neste artigo, é a segunda vez que citamos a sabedoria das vovós), vamos listar a seguir os alimentos que fazem bem para cada parte do nosso corpo. Vamos lá?

Alimentos que fazem bem para a pele: São aqueles ricos em Vitamina A (ovos, leite, vegetais folhosos verdes como espinafre e couve, frutas e legumes de cor amarelada como manga, mamão, cenoura, abóbora), Vitaminas do complexo B (grãos integrais como aveia e centeio, carnes no geral, leites e derivados e ovos), VItamina C (frutas cítricas como laranja e limão e vegetais folhosos verdes escuros como rúcula e couve), VItamina E (abacate, oleaginosas como castanhas, amêndoas), Selênio (grãos integrais, ovos, castanha do pará) e Zinco (carne bovina e pescados, grãos integrais, castanhas).

Aliado ao consumo destes alimentos, é importante ter um consumo diário adequado de água, o que proporcionará uma pele sempre saudável e bem hidratada.

Alimentos que fazem bem para o coração: Para ter uma alimentação cardioprotetora, o mais importante é o conjunto da alimentação como um todo e não apenas determinados alimentos. Desta forma, podemos afirmar que a alimentação cardioprotetora é constituída por legumes, verduras e frutas variados, carnes magras, grãos integrais e gorduras boas como abacate, oleaginosas, sementes e azeite de oliva.

É recomendado preferir os carboidratos integrais como arroz integral, pães integrais do que aqueles refinados como arroz branco ou pães e massas feitos de farinha de trigo refinada, além de reduzir o consumo de sal, preferindo temperos naturais e não disponibilizando saleiro à mesa. Não menos importante, convém ter uma alimentação o mais natural possível, evitando alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, lasanha congelada, etc.

Alimentos que fazem bem para o cérebro: Em geral são aqueles alimentos fontes de vitaminas do complexo B (grãos integrais, carnes, ovos, leites e derivados), Magnésio (peixes gordurosos, oleaginosas, abacate), ZInco (grãos integrais, oleaginosas),e Õmega 3 (salmão, atum, sementes como linhaça e chia).

Alimentos que fazem bem para os intestinos: Todos aqueles que são ricos em fibras como verduras, legumes, frutas e grãos integrais, além daqueles que naturalmente contém probióticos, como os iogurtes por exemplo. Somando -se a estes alimentos, não menos importante é a ingestão adequada de água, o que garantirá uma boa motilidade intestinal.

Lembrando que nenhum alimento sozinho é garantia de boa saúde e de todos esses benefícios. O ideal é ter uma alimentação variada com um prato bem colorido, reduzir o consumo de alimentos ultra processados, dar sempre preferência a alimentos in natura e beber bastante água.

Caso tenha dúvidas ou queira ter uma alimentação mais saudável, procure o time de saúde da Amparo Saúde. Estamos prontos para te acolher e ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada e prazerosa. Fale com a gente!

Você procura atendimento de saúde apenas quando está doente?

Saiba que esse não é o melhor jeito de manter a sua saúde em dia. Para ter mais qualidade de vida e saúde a longo prazo, o ideal é manter uma relação de confiança, transparência e proximidade com uma médica(o) de família ou profissional de saúde de sua confiança. 

Na Amparo Saúde, nossos times de saúde formados por médicas(os) de família, enfermeiras(os) e auxiliares de enfermagem enxergam os pacientes como um todo para criar programas de saúde personalizados de acordo com a necessidade de cada um deles. Assim, garantimos mais saúde e bem-estar por toda a vida. 

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