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Semana da Criança: guia prático para o seu filho(a) ter uma alimentação mais saudável

Menina sorrindo enquanto toma leite e come um biscoito

Imagine uma situação: o seu filho ou filha de 4 anos, por mais que você insista, não quer comer alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras. Logo, você acaba cedendo e oferecendo alimentos ultraprocessados repletos de gorduras, açúcares e outros ingredientes artificiais, mesmo sabendo que essa não é a melhor alimentação e que, no futuro, pode prejudicar a sua saúde. 

Situação comum não é mesmo? 

Por isso, nesta semana que comemoramos o Dia das Crianças, em 12 de Outubro, e o Dia Mundial da Alimentação em 16 de Outubro, o blog da Amparo Saúde ajudará pais que estão passando por esse dilema com dicas práticas para que o seu filho ou filha tenha uma alimentação mais saudável! 

Como fazer meu filho(a) ter uma alimentação mais saudável?

Não existe outro jeito. Para ter uma alimentação saudável, seja adulto ou criança, é necessário muito planejamento e informação. No caso das crianças, que ainda estão criando uma relação com os alimentos e com o ato de comer, o planejamento é ainda mais importante, pois é durante essa fase que os hábitos alimentares que elas levarão por toda a vida, serão formados. 

Vamos às dicas da nutricionista Amanda Giovannetti da Amparo Saúde para tornar a alimentação da sua(seu) filha(o) mais saudável:

  • Desembalar menos e descansar mais: dê sempre prioridade para alimentos in natura ou minimamente processados (Clique aqui e confira o artigo que fizemos sobre os tipos de alimentos), como frutas, verduras, legumes, laticínios e carnes. 

Itens ultraprocessados, como salgadinhos e nuggets, podem?

Com moderação, podem. Comer algo ultraprocessado de vez em quando e em pequenas quantidades não vai trazer grandes prejuízos para a saúde do seu filho. O problema é comê-los sempre em detrimento das opções in natura que mencionamos. 

A dica é explicar para a criança que esses alimentos não devem ser ingeridos sempre. E tome cuidado para não demonizar esses alimentos ou proibi-los, pois, além de gerar curiosidade, também poderá gerar uma relação proibitiva com alimentos.

  • Tenha horários para comer: rotinas são importantes para as crianças. Por isso, tenha horários determinados para cada uma das refeições e respeite esses horários.
    Isso, somado à próxima dica, criará hábitos alimentares e uma relação saudável com a comida que a criança levará pelo resto da vida. Pode acreditar!
  • Sente-se à mesa: comer é um ritual social em muitas culturas, inclusive na nossa. Então, se possível, é importante colocar a mesa, pratos, talheres, e comer todos da família juntos sem televisão, celular ou outros eletrônicos.

Esse ritual é uma oportunidade para interação entre pais, filhos e irmãos, criando uma relação afetiva com a comida que é muito saudável.

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  • Dê o exemplo: esse é o melhor jeito de fazer com que o seu filho tenha uma alimentação balanceada. Boa parte do aprendizado das crianças acontece por meio de exemplo das pessoas próximas, sobretudo dos pais. Por isso, se você não come nenhum alimento in natura ou saudável, apenas ultraprocessados, há grandes chances de a criança adquirir os mesmos hábitos alimentares que você.

Veja pelo lado bom: essa é a oportunidade para você mudar os seus hábitos alimentares, o que fará bem para todos. Por outro lado, caso você já coma frutas, verduras e alimentos in natura, demonstre prazer ao comer e fale sobre cada um desses alimentos para o seu filho de maneira clara e fácil de entender.

  • Seja criativa(o): procure novas maneiras de preparar os alimentos e até de montar o prato. Tortas de legumes, chips de tubérculos, como mandioquinha ou beterraba, e vitaminas, por exemplo, podem ser maneiras gostosas de colocar frutas e verduras na alimentação.

Aquela dica de fazer um prato colorido também é muito útil! Além de você estar colocando diferentes nutrientes no prato, isso também chama a atenção e torna a comida mais atrativa.

Para te ajudar, confira a seguir a receita de panqueca de beterraba que preparamos para você. É uma opção saudável e colorida para inserir a beterraba na alimentação.

Para a receita de panqueca de beterraba você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • ¼ de xícara de beterraba cozinha cortada em pequenos pedaços.
  • 1 ovo
  • Sal a gosto

Como preparar:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador até a massa ficar lisa.
  • Coloque um pingo de óleo na frigideira e despeje, aproximadamente, uma concha da massa.
  • Espalhe pela frigideira de maneira uniforme no tamanho que você preferir.
  • Doure levemente dos dois lados.
  • Retire e faça o recheio que você mais gostar.

Pronto! Faça essa receita e aproveite para envolver as crianças no preparo, isso ajuda muito a aumentar o interesse delas pelos alimentos. Depois nos conte como foi a experiência! Tenho certeza que será um sucesso na sua casa!

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Como a Amparo Saúde pode ajudar no cuidado das crianças

A Amparo Saúde é pioneira em Atenção Primária à Saúde no setor privado no Brasil, modelo bem-sucedido em outros países centrado na figura da(o) médica(o) de família, que enxerga a pessoa como um todo e tem como foco a prevenção e acompanhamento de doenças. Esse profissional tem conhecimentos de diversas especialidades, como pediatria, e pode atender e acompanhar a saúde de crianças e adolescentes.

Então, juntamente com as(os) enfermeiras(os), técnicas(os) de enfermagem e outros profissionais, esse médico acompanhará a criança desde a gravidez até a fase adulta, propondo ações e orientando os pais e responsáveis sobre meios de proteger a sua saúde a longo prazo. 

Por exemplo, a equipe de saúde orientará os pais e acompanhará a criança durante cada fase do desenvolvimento físico e cognitivo, ou orientará sobre as escolhas alimentares mais saudáveis e ideais para que a criança seja saudável a longo prazo.

Cuidar de crianças e adolescentes não é fácil, mas você pode contar com as equipes de saúde da Amparo Saúde para que a sua(seu) filha(o) seja uma pessoa mais feliz, consciente e com mais qualidade de vida. Conte conosco!

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