banner01

É hipertenso? Que tal apostar numa dieta sem sal?

O que é hipertensão?

A hipertensão é uma doença silenciosa que acomete o coração e afeta mais de 30% da população adulta segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Ela pode permanecer assintomática por até 20 anos e, por isso, o acompanhamento clínico é tão importante. Nesse sentido, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem um papel fundamental, já que o médico de família, por conhecer todo o histórico do paciente e acompanhá-lo de perto, pode auxiliar na mudança de estilo de vida.
Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos são primordiais para o controle da hipertensão, já que ela não é facilmente controlada no âmbito ambulatorial.

A maioria das pessoas não apresenta sintomas, apesar de muitos confundirem determinadas manifestações do organismo com hipertensão, como dores de cabeça, sangramento nasal e tontura.

Sou hipertenso, que cuidados devo tomar?

  • Medir a pressão uma vez por ano, pelo menos.
  • Criar o hábito de praticar atividades físicas todos os dias.
  • Controlar o peso e manter-se sempre na faixa ideal, de acordo com altura e estrutura corpórea.
  • Consumir pouco sal, nada de frituras e inserir mais frutas, verduras e legumes nas refeições.
  • Se possível, não ingerir álcool. E se for beber, que seja bem pouco.
  • Abandonar o cigarro. Leia o nosso artigo "Como parar de fumar".
  • Entender que o tratamento será para a vida toda e que é importante não abandoná-lo.
  • Seguir as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

  • Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

O que posso consumir e o que devo evitar?

É importante entender que a pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

Assim como diz a Sociedade Brasileira de Hipertensão, “o coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta, ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão lá dentro aumenta. O mesmo acontece quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.”

O sal, por exemplo, contém sódio. Ele, em excesso, aumenta a pressão. Além disso, faz o corpo reter mais líquido e aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos.

Por isso, é muito importante escolher alimentos com baixa concentração de gorduras, como as carnes magras (filé-mignon, patinho, músculo, maminha, coxão duro, coxão mole e lagarto), as aves e os peixes. É importante incluir, também, de duas a três porções de laticínios desnatados ou semidesnatados por dia.

Prefira sempre os alimentos integrais, como pão, cereais e massas integrais ou de trigo integral, e aumento consumo de frutas, verduras e hortaliças. Reduzir a adição de gorduras e utilizar azeite de oliva extra-virgem também são dicas muito boas para os hipertensos.

Leia também: Consulta por Telemedicina é mais "fria"? Confira mitos e verdades sobre essa nova modalidade de saúde. 

É muito importante, também, optar por alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados. Temperá-los sempre com opções naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha. O hipertenso deve diminuir a quantidade de sal na comida e usar, no máximo, uma colher de chá para toda a alimentação diária - lembrando de não adicionar sal no alimento depois de pronto.

3_INFOGRAFICO
Resumo dos alimentos indicados para pessoas com hipertensão

Engana-se quem acha que a comida vai ficar sem tempero. Antes de finalizar, deixo uma opção saudável, não só para os hipertensos, que é usar o sal de ervas aromáticas. Vou deixar a receita aqui:

  • 1 colher de sopa de sal refinado
  • 1 colher de sopa de alecrim desidratado
  • 1 colher de sopa de orégano desidratado
  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada 
  • 1 colher de sopa de manjericão desidratado. 
  • Bater tudo no processador e pronto!

Gostou do artigo? Na Amparo Saúde temos uma equipe de nutricionistas especializados em enxergar o paciente como um todo para aumentar a sua qualidade de vida. Nossos especialistas criam ações personalizadas para as suas necessidades, seja presencialmente por por telemedicina.

Clique aqui para receber dicas de saúde direto no seu e-mail

Fonte

Sociedade Brasileira de Hipertensão (sbh.org.br)

A Hipertensão Arterial e sua abordagem pela Atenção Primária à Saúde e pelos Grupos de Extensão Universitária (ufjf.br)